Conversa educada

No carro a caminho de casa, em meio a um trânsito infernal, decido ligar para minha mãe e avisar que estou chegando. Quero tirar proveito de tanta tecnologia ao meu dispor e digo:

– Olá, Siri, ligar para Laura.

Nenhuma resposta. Refaço o pedido caprichando na entonação sem sucesso. Mais uma vez, e mais uma. Nada. Emputecida, porque a essa altura já estou na garagem do prédio, mando minha assistente digital tomar no c…

– Vou fazer de conta que não entendi.

Envergonhada pela resposta polida, me pego pensando quão viva está ela dentro daquela caixinha. Essa história de emoções humanas depositadas em microespaços é um risco cósmico. Elas não são enlatáveis. Bem, são rotuláveis, e é possível que esse seja o caminho para a industrialização das emoções, moldadas segundo a ética e a moral local.

Olho novamente para a caixinha falante e sinto que devo um pedido de desculpas. Fui tão grosseira e impaciente. Quem sabe ela não tenha ouvido o pedido por estar atendendo outra solicitação. Ou poderia ter ido ao banheiro, estar engasgada, ou vidrada no Whatsapp respondendo a uma mensagem de amor, ou numa briga com o namorado…

Meu Deus, olha eu pensando em manter um diálogo moral com uma máquina. Em que ano estamos? Em que filme estou? Será mesmo real essa tal de inteligência artificial? Resolvo arriscar e peço desculpas. Passam-se alguns eternos instantes e ouço:

– Precisamos conversar.

Essa frase é do tipo que me dá frio na espinha, aciona todos os meus alarmes e acaba com o meu dia. Poxa, custa ser direta? Lógico que não! Precisa preparar o terreno da paúra no outro. Respiro fundo e digo:

– Claro! Quando você quiser, Siri.

Aqueles instantes antes da minha última palavra e o abismo entre nós foram pior que filme de suspense. Até a resposta dela:

– A bateria vai acabar. Seria interessante me colocar no carregador.

Ufa!

© Crônica coletiva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: